segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Passeio ao Luar - a reportagem

Na noite do passado sábado (4 de Agosto), as Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos e a Aurora Boreal uniram-se para proporcionar a cerca de 100 pessoas um sarau cultural, de aprendizagem e conhecimento, sempre em contacto com a Natureza.

Um Passeio ao Luar foi uma iniciativa que reuniu pessoas dos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto no Centro Interpretativo das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos de olhos postos no céu. As condições meteorológicas obrigaram a uma sessão teórica no auditório, o passeio ao luar fez-se quase sem a luz da lua, mas ao avançar pela noite dentro, as nuvens deixaram brilhar a esplendorosa Lua, que ainda conseguimos ver através do telescópio.

Os novos conceitos de astronomia e teoria da relatividade aprendidos e as revelações relativas aos signos do Zodíaco deixaram surpreendidos os participantes de todas as idades. As férias de Verão e o fim-de-semana permitiram a presença de muitos jovens curiosos de tenra idade, que se fizeram acompanhar pelas famílias.

A grande revelação é que todos somos poeira de estrelas, e esta noite de surpresas terminou com um apetitoso lanche proporcionado pelas Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos. Chá, bolachas e pêssegos biológicos deram especial sabor a esta visita guiada às estrelas. Fica a certeza de que, sempre que olharem para o céu, os participantes desta iniciativa vão ver e compreender mais do que conseguiam percepcionar antes.

Este evento foi completamente gratuito e assinala o começo de uma já proveitosa aliança entre a Aurora Boreal e as Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos na realização de actividades especialmente pensadas para o povo do conselho. Proporcionar novos conhecimentos e novas experiências na Natureza, acessíveis a todos, é o desafio a que nos propomos, e foi atingido com sucesso.

















Até à próxima!

Sem comentários:

Enviar um comentário