segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Curso de Astronomia - Iniciação às Observações Astronómicas

Desta vez, a Aurora leva-o às estrelas.
Nos dias 18, 19, 25 e 26 de Fevereiro, horário pós-laboral, desenvolver-se-à em Braga, no CAB, um curso de Iniciação às Observações Astronómicas.

O curso é composto por:
Sessões teórico-práticas
Estas sessões serão divididas em duas partes: uma parte em ambiente a sala de aula, onde serão apresentados e aprofundados conteúdos de forme gradual e atractiva, recorrendo a simulações, imagens, vídeos, apresentações multimédia, etc. Na segunda parte serão feitas pequenas observações, onde os participantes poderão começar a aprender o nome das constelações e das estrelas, assim como se poderão ambientar com telescópios e outros instrumentos.

E Sessões observacionais
As observações serão o culminar do curso de astronomia. A primeira observação será reservada apenas a participantes, a segunda aberta ao público e especialmente a convidados dos alunos do curso, onde eles próprios procederão à gestão do evento. A última sessão terá lugar num sítio escuro, possivelmente uma montanha próxima, onde serão feitas visitas guiadas às estrelas e se procederá à observação de planetas, nebulosas, enxames de estrelas e outros objectos. Os participantes aprenderão técnicas básicas de orientação e manuseamento de telescópios.

Objectivos Gerais:
a) Entender noções e conceitos gerais de astronomia;
b) Conhecer pelo nome as principais estrelas e constelações nocturnas;
c) Adquirir competências ao nível das observações astronómicas no que respeita ao uso e manuseamento básico de binóculos e telescópios;
d) Compreender as fases do ciclo de vida das estrelas;
e) Conhecer a estrutura e composição do Sistema Solar;
f) Estabelecer contacto com as principais teorias físicas que regem o Cosmos a grandes escalas (Teoria da Relatividade, teorias de grande unificação);
g) Conhecer e aprofundar algumas das teorias cosmológicas que descrevem a origem e evolução
do universo;
h) Explicar os principais fenómenos celestes observáveis;
i) Interpretar e ler cartas e mapas celestes;
j) Apreender noções e métodos de orientação baseados nas estrelas;
k) Aprender a seleccionar e a comprar um telescópio;
l) Organizar uma observação astronómica final, aberta ao público em geral.

Sem comentários:

Enviar um comentário